Pranchas de desatolagem

 

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Pranchas de alumínio sendo transportadas no bagageiro. (foto: Curso Técnica 4×4)

O imprevisto faz parte de qualquer passeio 4×4, ele dá o tempero especial para a prática e torna o off-road divertido e fonte de boas conversas para lembrar, ou comemorar os perrengues. Entretanto, o offroader precisa estar um pouco preparado para o que der e vier; sair sem levar nada é pedir para se meter em encrenca.

Há muito equipamento no mercado e são essenciais conforme o tipo de problema esperado na trilha. Um dos equipamentos que recomendo é a prancha, encontrada no mercado em plástico de alta resistência, fibra de vidro, alumínio ou aço. O comprimento varia de 50cm até 1,50m e o material usado implica no peso do acessório, normalmente vendido em par.

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Coloque os pneus em cima das pranchas e faça a travessia moderadamente. (foto: Curso Técnica 4×4)

A função da prancha é dar piso firme para o pneu, seja em um atoleiro, erosão ou para desatolar da areia. Desnecessário dizer que é preciso espaço para carregar firmemente as pranchas, que não podem ficar soltas dentro de seu 4×4 ou mal fixadas no bagageiro.

Agora um pouquinho de história. A prancha para uso off-road foi adotada a partir de módulos de chapas de aço usados na Segunda Guerra, as famosas “Marston Mat”. Foram amplamente usadas aos milhares para montagem rápida de pistas de pouso de decolagem. Tinham tamanho de 3m de comprimento por 40cm de largura. A conexão de milhares de pranchas deixava uma pista de pouso e decolagem pronta em questão de dias. Depois disto o equipamento caiu nas graças do universo 4×4 e é usada no mundo todo.

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Pranchas Marston Mat usadas em um aeroporto na Segunda Guerra.

Sua utilização é muito simples e é previsível que as pranchas se dobrem com o peso do carro. Se forem de material plástico deformável elas retornam sozinhas, mas, se usar de aço ou alumínio será necessário deitá-las no chão firme e passar novamente com o carro por cima, ela desentorta e fica pronta para ser usada novamente.

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Equipamento em uso para passagem de erosão, usando pneu estepe como apoio no fundo da vala. (foto: Curso Técnica 4×4)

Ao utilizar a prancha não acelere com força para sair da encrenca, os pneus vão girar muito rápido e a prancha será empurrada pelo pneu, podendo se chocar contra o chassi, diferenciais e até contra a carroceria, impedindo a manobra e podendo até amassar alguma coisa por baixo de seu 4×4. Use o equipamento com calma e atenção.

Com pranchas de aço é possível construir uma pequena ponte. Para o material não ceder demais com o peso do carro você deverá utilizar pelo menos duas pranchas para cada lado. Se sua aventura prevê situações com esta é uma boa ideia que os demais veículos participantes também levem um par de pranchas para qualquer imprevisto.

O Armazém 4×4 tem pranchas para você não ficar atolado na próxima trilha! Confira em nosso site www.armazem4x4.com.br, enviamos para todo o Brasil.

Para mais informações:
Autoria: João Roberto Gaiotto
Curso Técnica 4×4: www.tecnica4x4.com

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